Uma Carta para uma Mãe Atípica

IMG_2347-Editar

É Minha amiga…

Tem dias que estamos em um astral lá em cima, tem dias que estamos em um astral lá embaixo… 

Tá tudo bem. 

Hoje meu astral tá mais lá embaixo do que em cima.

Tem dias que me sinto uma mãe incrível sabe? Mas tem dias que me sinto a pior mãe do mundo.

Bem-Vindas à Maternidade Atípica! 😉

O que importa nisso tudo, é tentar! Não desistir. Quem sabe dar um tempo? Depois a gente volta e continua tentando?

Tentando a gente erra, mas aprende…

Tentando a gente acerta, e evolui.

Pra construir um castelo, é preciso quebrar alguns tijolos, deixar cair alguns pedaços dele por dar errado durante o processo… Mas, no final, vale a pena! O castelo fica lindo. 

Desde que descobri o autismo do meu filho, aprendi que cada passo que damos na vida é fundamental. Passos tortos, são necessários pra que cheguemos ao final do trajeto.

Tem dias que parece que não vou dar conta. Só consigo pensar num futuro incerto, me vem aquele medo, um desespero. Mas, até isso é importante pra que depois eu entenda que o futuro não importa tanto assim… O presente constrói um futuro melhor! 

Então me agarro no presente, no segundo, neste momento do agora. E vou. 

Mas vou te contar um segredo… Sabe qual é lá no fundo a minha vontade? 

A Fuga.

Sentar em minha rede com meu celular, olhar um whatsApp ou sei lá… Qualquer coisa que me faça esquecer o presente. Que faça lembrar das decisões que preciso tomar. Que faça esquecer dos momentos que me senti ausente mesmo estando presente. AHHH Esses momentos não correspondidos! Só quem passa por isso entende…

Fazer de conta que não estou aqui… Viajar em minha mente… 

O Resultado desta escolha reconheço que virá carregada de culpa, frustração, angústia.

Sabe, encarar a realidade dói. 

Não é fácil.

Mas, eu sei que encarar a realidade me faz crescer. 

Encarar a realidade me traz paz, coragem, superação, e faz sentir que sou uma pessoa melhor. 

Encarar a realidade é se doar.

O que recebo em troca? 

Minha evolução, 

Meu filho! E a evolução dele.

Você tem 2 escolhas:

OPÇÃO 1 – FUGIR

OPÇÃO 2 – ENTRAR NO MUNDO DO SEU FILHO

Vai por mim… Se escolher a opção 2, vai sentir um misto de sentimentos.

NÃO SERÁ FÁCIL!

Vai se passar por maluca, ao mesmo tempo a pessoa mais “correta” quando for responder perguntas de médico…

Vai se passar por brava, estúpida, e ao mesmo tempo a mais doce e amável do mundo com seu amor…

Por um segundo vai querer morrer de amor… Em outro segundo vai querer pegar um avião, e viajar sozinha mais de 2mil km quem sabe? E respirar um pouquinho… Ou ainda se trancar num banheiro? Fica mais fácil. kkk

Vai torcer por um momento em paz… Quando tiver paz? Vai torcer por um momento de risos altos, gritos, e farra…

Vai ter momentos que mesmo você não se cortando, se machucando, mas vai parecer que foi você! Vai parecer que quem toma injeções é você! Mesmo não sendo.

Ou ainda, terão dias que você irá se machucar sim! Vai doer, você vai querer devolver. Mas, você vai entender, mesmo que em algum momento… Que terá que resgatar o seu amor lá dentro de você, e vai devolver sim! Em forma de amor, afeto, paciência… Vai receber pedras, e vai dar de volta carinho, compreensão, ouvidos, ensinamentos, EXEMPLO. 

Vai aprender minha amiga… Que não adiantar falar! Educar não é falar… Que educar é demonstrar! Educar é fazer! Educar é VISUAL. Que palavras, são apenas palavras.

Vai ter dias que você vai querer GRITAR JUNTO! Se fazer e louca! E VAI GRITAR. Grite! Nem que saia pra fora de casa, nem que seja isolada… Mas grite. Extravasa minha amiga pra fora! Você vai precisar.

Você vai chorar… Vai chorar muito… VAI DOER. CHORE! Não economize lágrimas. Dê um tempo e depois quando estiver pronta, volte. SIGA. É PRA FRENTE QUE SE ANDA. 

Você também vai se culpar, ah se vai! Mas eu te peço, SE PERMITA ERRAR. Porque você vai errar! E tá tudo bem. Como aprenderia o CORRETO, o Melhor caminho, se não derrubasse ao chão primeiro umas pedras no caminho? É provando do pior sabor, que muitas vezes conhecemos o melhor dos sabores da vida, da maternidade.

AH! E você vai querer comer UM DOCE, OU DOIS, OU TRÊS, OU MUITOS! Rss… COMA! Você pode engordar… Ter ansiedade… OU NÃO. Se quiser comer, COMA! Se ficar ansiosa, sinta! Respeite sua fase! ELA VAI PASSAR. Tenha humildade pra pedir ajuda! Você vai precisar! GRITE POR AJUDA! Se imponha. PAI tem que participar. Se não tiver um, não for possível… Compartilhe suas dificuldades com alguém querido. Desabafe, COLOQUE PRA FORA. FALE COM DEUS! Fases ruins passam… 

Vai sofrer escondido quando seu filho for excluído de um grupo de amigos, ou uma mãe não querer que o filho dela brinque com o seu… Quando uma escola não aceitar o seu filho, quando profissionais até mesmo da saúde não tiverem paciência com ele quando ele mais precisar… Você vai sofrer escondido, vai chorar… Mas vai criar uma FORÇA tão grande dentro de você que nunca pensou que tivesse! E Vai lutar por ele! Vai exigir por ele! Vai estar ao lado dele!

As pessoas vão querer “te ensinar” como educar. Como lhe dar com seu filho. MAS MAMÃE, isso na prática só você saberá. Aprenda a ativar o “modo filtro”. Se não vai pirar! Aprenda o significado da palavra: IGNORAR 

PS.: Essa palavra “Ignorar” vai ter um valor muito importante quando estiverem diante de maus olhares…

Vai entender que o melhor para seu filho, é o que você sentir em seu coração ser o melhor. CONFIE NA SUA INTUIÇÃO! Ouça seu coração.

Vai entender, que as pessoas que dão conselhos, não são as pessoas que vivem na sua pele, que vivem com seu filho e em sua casa. 

E Você vai passar por momentos de Superação mais incríveis da sua vida! Vai comemorar muito com seu filho, vai chorar de emoção também, vai rir muito de alegria! E Vai sentir gratidão por tudo! Até mesmo pelos erros, e momentos difíceis… Que graças a eles, vocês juntos cresceram! E hoje trazem conquistas, acertos! Vitórias!

Entre risos, emoções, felicidades, tristezas, conflitos, desesperos, dúvidas, incertezas, superações, TUDO ISSO JUNTO E MISTURADO. Você Escolheu VIVER!

VOCÊ VAI PODER FUGIR? Vai… Mesmo escolhendo a OPÇÃO 2, Vai poder fugir. Esta é a notícia boa! Rs Mas, serão fugas rápidas… Merecedoras e Necessárias. Pra um salão de beleza, uma saidinha com amigas, uma viagem de 3 ou 4 dias? Depois você volta! E segue com a sua OPÇÃO 2.

É… A maternidade…

Mas vai por mim… A Opção 2 é Gratificante! Recompensadora… Mas não recompensadora no sentido de ganharmos algo palpável. 

Recompensadora no sentindo do Amor incondicional. No sentido de ver quem amamos com um sorriso de orelha a orelha, no sentido de ver quem amamos crescer, evoluir. Sabermos que fomos as responsáveis! Mesmo que ninguém nos fale. Rs 

E a Felicidade e Evolução de quem amamos, ser a NOSSA TAMBÉM!

E Você terá a sensação também de estar Sorrindo de Orelha a Orelha até nos momentos mais difíceis, mesmo não sendo você quem está sorrindo. E VALERÁ A PENA!

De: Mamãe do Daniel (Autista, 3 Anos e 8 meses), Priscilla Stallbaum Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s